PROVISEG MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO MARINGÁ - PR.
DESCRIÇÃO
AVALIAÇÃO CLÍNICA (ANAMNESE): para os exames admissionais, retorno ao trabalho, periódico, mudanças de riscos ocupacionais e demissional: consiste na avaliação médica de saúde dos empregados privado e públicos, com base nos exames previstos no PCMSO e emissão de “Atestado de Saúde Ocupacional – ASO”.
AUDIOMETRIA: Surdez severa ou grave, hipoacústicas que prejudiquem a função, perdas auditivas induzidas por ruído.
ACUIDADE VISUAL: oftalmologia, retinopatias, cataratas, degeneração mióptica, glaucomas, déficit visual acentuado, considerem – se estrabismos admissíveis todas as exo e endotropias, exceto as adquiridas por paralisias/paresias que apresentam diplopia, as que apresentem restrições e/ou aduções oculares (do melhor olho), que sejam clinicamente incompatíveis com a função pleiteada.
HEMOGRAMA: é um exame que analisa as variações quantitativas e morfológicas dos elementos figurados do sangue, para auxiliar o médico na formulação de uma hipótese diagnóstica.
HEPATITE B – HbsAG: é o único anticorpo que confere imunidade ao HBV, está presente no soro após o desaparecimento do HBsAG, sendo indicador de cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas.
GLICEMIA: o exame de glicose é pedido para medir a quantidade de glicose no sangue no momento da coleta. É usado para detectar hiperglicemia e hipoglicemia, para ajudar o diagnóstico de diabetes e para monitorar os níveis de glicose em pessoas com diabetes.
ELETROCARDIOGRAMA: hipertensão arterial sistêmica moderada ou grave, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca congestiva, cardiopatias congênitas ou adquiridas, insuficiência venosa ou arterial de membros inferiores, histórico prévio de trombose venosa profunda, varizes primárias ou secundárias moderadas ou extensas.
EXAME TOXICOLÓGICO: é um exame que tem uma larga janela de detecção (mínima de 90 dias), específicos para substâncias psicoativas que causassem dependências ou não, comprovadamente, comprometem a capacidade de direção conforme Lei º 13.103, de 2 de março de 2015 e Lei Nº 9.503, de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro. Devendo ser realizado por laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN. O exame toxicológico deverá ser conforme a Portaria nº 612, de 25 de abril de 2024, que altera a Portaria MTP nº 672, de 08 de novembro de 2021, que regulamenta a aplicação dos exames toxicológicos por motoristas profissionais.
RAIO X DA COLUNA: coluna cervical, dorso – torácica, lombar e sacral. Avaliar deformidades, artroses, fraturas, sequelas, alterações congênitas.
AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL: é um exame realizado através da aplicação de questionários focados em identificar distúrbios mentais específicos que quando somados aos riscos presentes na empresa e ou no local de trabalho da pessoa, podem gerar acidentes graves, muitas vezes envolvendo mais de um colaborador.
Perícia médica por especialista – Psiquiatra: consiste na avaliação psiquiátrica de empregados privado ou públicos a fim de esclarecer o quadro clínico psiquiátrico, eventuais afastamentos decorrentes de diagnósticos psiquiátricos e, ainda, eventuais análises de restrição de saúde ou indicação de readaptação quando necessário. Realização conforme Protocolo ´técnico para concessão de licenças médicas vigentes, com resposta a quesitos específicos demandados por médico credenciado, a pedido empresa privada e pública, ou ainda quando da apresentação de atestados médicos sequenciais pelo empregado privado ou público. O profissional médico deverá possuir Registro de Qualificação Especializada (RQE), na especialidade de psiquiatra.
Perícia médica por especialidade – médico do trabalho: Perícia com médico do trabalho para as demais especialidades (exceto psiquiatria), de empregados privados e públicos: consiste em avaliar quadro clínico, afastamentos decorrentes da patologia apresentada, análise de restrições de saúde ou indicação de readaptação quando necessidade. Em referencia da apresentação de atestados médico sequenciais pelo empregado privado ou público. O profissional médico deverá possuir Registro de Qualificação Especializada (RQE) na especialidade Medicina do Trabalho.
HOMOLOGAÇÃO DE ATESTADO: HOMOLOGAÇÃO DE ATESTADO: Refere ao processo de validação e reconhecimento oficial de um atestado, o médico do trabalho irá validar o atestado verificando se é legítimo e se está de acordo com a legislação, podendo ser homologado ou rejeitado após análise da veracidade e pertinência do documento, se necessário o médico do trabalho poderá cancelar ou estender o atestado médico, bem como encaminhar o colaborador para o INSS.